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A importância da presença no Facebook a nível empresarial
As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia de cada um de nós. Seja no âmbito pessoal ou empresarial, o social media, veio para ficar e mostra tendência a expandir-se cada vez mais.
 
Há um mês atrás em Portugal, estavam registados 4.203.720 utilizadores, representando assim 39% da população portuguesa. Isto é visível no nosso próprio Facebook, onde temos na lista de contactos não só os nossos amigos, colegas e familiares como também estamos ligados à empresa onde trabalhamos, às marcas que gostamos, ou a um serviço que temos contratado.
 
Tendo em conta que a utilização do Facebook é gratuita e através da partilha de publicações entre amigos é possível chegar a um vasto leque de pessoas, a criação de uma página no Facebook para a sua empresa pode ser um bom complemento à actual estratégia de marketing.
Porque deve uma empresa considerar criar a sua página no Facebook?
 
Para estar mais perto do cliente. É uma boa ferramenta para promover a relação directa com o consumidor e inclusivamente levá-lo a falar e/ou comentar sobre a marca/produto/serviço. 
 
Promove também uma imagem actual e dinâmica da empresa, mostrando que está dentro das novas tecnologias e preocupada em adaptar-se a novas realidades.
 
No entanto, uma página empresarial tem de se manter actualizada e ser "alimentada" frequentemente - com novidades, promoções, notícias - para garantir que o principal objectivo da presença da empresa no Facebook seja cumprido: manter o contacto com o cliente.
 
Uma boa gestão da página pode consumir muito tempo, porque é um processo contínuo, mas se a estratégia de utilização do social media estiver bem definida trará certamente o seu retorno.
Assim sendo, qual a solução para contornar os pontos fracos e dinamizar os fortes?
 
Ponderar muito bem a estratégia de utilização do social media e definir:
  • O que pretende alcançar nas redes sociais;
  • Quem utiliza o perfil da empresa para partilhar publicações;
  • Qual o público-alvo que pretende atingir e como chegar até eles;
  • Que tipo de informação pretende partilhar - seja o tipo de conteúdos ou a temática dos mesmos;
  • Qual a regularidade de novas publicações;
Como pode dinamizar a página Facebook da sua empresa?
  • Acções de entretenimento;
  • Passatempos;
  • Perguntas;
  • Partilha de novidades relacionadas com a área de negócio da empresa ou dos seus fãs;
Este dinamismo acaba por chamar novas pessoas que se tornam fãs, dá a conhecer a marca e valoriza-a no mercado.
 
É por tudo isto importante que uma empresa tenha em consideração na sua estratégia de marketing, definir e contemplar uma estratégia de social media, e tirar assim partido do que as novas tecnologias têm para oferecer.
 
Fontes: SocialBakers; Workshop "Facebook para Marketing" promovido pela FLAG
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